Eflorescência na parede e no chão: descubra como evitar

Patologias na construção civil referem-se aos diferentes tipos de danos ocorridos em edificações, como trincas, fissuras e infiltrações. E um desses problemas que preocupa e causa dúvidas em donos e profissionais de obras é a eflorescência.

A eflorescência é bastante comum e consiste na aparição de manchas esbranquiçadas nas superfícies de paredes e chãos. Para ajudar você a entender exatamente o que elas são e como evitá-las, preparamos este artigo que deixará tudo mais claro.

EXEMPLO DE EFLORESCÊNCIA NO FUNDO DE UMA LAJE DE CONCRETO.

O que causa a eflorescência?

O surgimento da eflorescência se dá em materiais porosos (como concreto, argamassa, tijolo, pedra e cerâmica) e pode ser explicado de maneira simples: quando a água se infiltra, ela acaba dissolvendo sais presentes no cimento e na cal – principalmente o hidróxido de cálcio.

Esses sais são transportados até a superfície durante a evaporação da água e se solidificam ao reagirem com o dióxido de carbono no ar, formando depósitos. O resultado desse processo químico são as conhecidas manchas que alteram a estética dos acabamentos. As mais comuns são as de cor branca, mas elas também podem ter um tom mais escuro e esverdeado se a água infiltrada se misturar com lodo e fungos.

A EFLORESCÊNCIA APARECE NORMALMENTE NA COR BRANCA.

Por que a eflorescência ocorre?

Podemos elencar algumas causas que potencializam esse problema. Talvez o próprio material utilizado nas edificações tenha um alto teor de sais solúveis ou tenha sido preparado com excesso de água. Além disso, impurezas na areia, fissuras nos rebocos, rejuntes ou selantes das juntas de movimentação e uma pressão hidrostática favorável à migração das moléculas de sal contribuem para o aparecimento dessa patologia.

A origem da eflorescência também pode ser explicada:

  • Quando o ambiente é quente e úmido demais;
  • Quando a pintura é feita sobre o reboco ainda úmido, isto é, sem respeitar o tempo de secagem mínimo de 28 dias;
  • Quando revestimentos cerâmicos são limpos com ácidos em alta concentração sem posterior lavagem.

Como impedir que a eflorescência aconteça?

Para quem quer evitar as manchas esbranquiçadas e deixar as paredes e pisos com uma boa aparência, existem alguns cuidados que podem ser tomados. O primeiro deles começa com a própria escolha do cimento. O de tipo CP-IV, por exemplo, também chamado de Portland Pozolânico, é pouco poroso e adequado para obras expostas à ação de água corrente. Já o cimento de tipo CP-III, ou Portland de Alto-Forno, tem baixa concentração de hidróxido de cálcio, o que também o torna uma opção adequada para esse tipo de obra.

Outras ações benéficas são:

  • Colocar uma manta impermeável sobre o solo e sob o revestimento;
  • Utilizar cerâmica esmaltada de boa qualidade e argamassa colante;
  • Empregar aditivos impermeabilizantes que fazem com que a argamassa e o concreto absorvam menos água;
  • Realizar manutenções preventivas para trocar rejuntes fissurados e juntas de movimentação danificadas.
  • Aplicação de Hidrorrepelente

A EFLORESCÊNCIA PODE SER REMOVIDA COM ÁCIDOS, MAS É IMPORTANTE LAVAR O LOCAL COM BASTANTE ÁGUA APÓS O PROCESSO.

Como remover a eflorescência das superfícies?

Caso essa patologia já tenha surgido nas paredes e no chão da sua obra, você pode tentar eliminá-la. Uma maneira simples de fazer isso é usar ácidos (como o sulfâmico e o acético) para remover as manchas. Lembre-se apenas de consultar a quantidade e a forma de utilização com o fabricante do produto para não corroer e manchar ainda mais as superfícies. Lavar o local com bastante água após o processo também é fundamental para que o resultado saia conforme o planejado.
Algumas empresas já vendem produtos com o objetivo específico de acabar com a eflorescência. Nesse caso, basta ter o cuidado de comprar de fornecedores confiáveis e respeitar as instruções de utilização do produto.

Se o estágio de degradação da superfície estiver muito avançado, talvez seja necessário realizar uma nova camada de revestimento e investigar com mais cuidado a origem da infiltração que está causando as manchas brancas.

Não é raro observar o aparecimento da eflorescência em diferentes pontos de edificações, mas basta as dicas que demos para evitar que isso aconteça. Conseguiu solucionar suas dúvidas com nosso artigo? Conte pra gente nos comentários se você já precisou lidar com esse problema.

Abri WhatsApp
Posso Ajudar ?
Olá
Clique no BOTÃO abaixo para falar com um atendente pelo WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: